O presidente Lula parabenizou na manhã de hoje (6) o presidente eleito dos EUA, Donald Trump. Na publicação feita na plataforma X – antigo Twitter – o petista diz que a democracia é a voz do povo e ela deve ser sempre respeitada. Ele continua dizendo que o mundo precisa de diálogo e trabalho conjunto para haver mais paz, desenvolvimento e prosperidade. Lula finaliza desejando sorte e sucesso ao novo governo.
Relação de Lula e Trump
Antes das eleições americanas, o presidente brasileiro havia expressado publicamente sua preferência por Kamala Harris. Por sua vez, Donald Trump manifestou apoio a Jair Bolsonaro (PL) durante as eleições de 2022 no Brasil. Ao longo do segundo turno das eleições presidenciais vencidas por Lula, o ex-presidente dos EUA utilizou suas redes sociais em várias ocasiões para declarar seu apoio ao candidato republicano.
“Dia amanheceu mais tenso”
Ao comentar o resultado com jornalistas em Brasília na manhã desta quarta, o ministro Fernando Haddad disse que a eleição de Trump deixou o dia “mais tenso” para diversos países, mas fez uma ressalva entre o que é dito em campanha e o que é posto em prática.
“Na campanha foram ditas muitas coisas que causam apreensão não só no Brasil, mas no mundo inteiro. Causam apreensão nos mercados emergentes, nos países endividados, na Europa. O dia amanheceu, no mundo, mais tenso, em função do que foi dito na campanha. Mas entre o que foi dito e o que foi feito, sabemos que já aconteceu no passado, as coisas as vezes não se traduzem da maneira que foram anunciadas”.
BandNews TV é um canal de televisão brasileiro de notícias 24 horas. Foi inaugurado em março de 2001 pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, sendo o segundo canal de notícias mais antigo do Brasil e o quarto canal de notícias mais visto no país.