A contaminação por Mpox é uma preocupação do Ministério da Saúde e da Anvisa. Por isso, os órgãos iniciaram uma campanha informativa sobre os sintomas das doenças em portos e aeroportos de todo o país.
Funcionários e viajantes que circularem por essas instalações vão encontrar painéis com orientações sobre o que fazer, caso apresente dos sintomas como lesões na pele, febre, dor de cabeça, ínguas, calafrios, fraqueza e dores no corpo.
Recomendações contra Mpox
Os viajantes que apresentam sintomas ao retornar ao Brasil são orientados a procurar o serviço de saúde o quanto antes, com roupas que cobrem as lesões, além de evitar contato com outras pessoas e não compartilhar objetos.
O que é Mpox?
A Mpox é causada pelo mpx vírus e pode ser transmitida por contato com animais (roedores) contaminados ou pessoas e objetos infectados.
Os sintomas aparecem de três a 16 dias depois da infecção.
Entre os anos de 2022 e 2024, mais de sessenta e três mil casos foram registrados nas Américas.
No Brasil, em relação à primeira cepa do vírus, o país registrou, em 2022, mais de 10 mil casos confirmados ou prováveis. Em 2023, foram notificados 853 casos.
De acordo com o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, desde janeiro de 2024, foram notificados no país 1.495 casos confirmados ou prováveis de mpox.