O presidente Lula (PT) participa, nesta quarta-feira (23), da reunião ampliada da 16ª Cúpula dos Brics. Ele está no Palácio da Alvorada, em Brasília, e participará do evento por videoconferência.
Lula havia planejado estar presente na cúpula, que ocorre em Kazan entre 22 e 24 de outubro, mas, seguindo orientação médica, cancelou a viagem após sofrer uma queda no banheiro do Alvorada no último sábado (19). O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, representará Lula no evento, tendo embarcado na noite de domingo (20).
A fala de Lula deve acontecer agora pela manhã, onde ele deve destacar dois pontos na reunião da cúpula: a reforma da governança global, principalmente no Conselho de Segurança da ONU e discutir formas para que os países do bloco dependessem menos do dólar nas transações comerciais.
Outro ponto sensível foi a definição da relação de países que podem entrar no grupo como parceiros. A Venezuela e a Nicarágua ficaram de fora da lista de possíveis países parceiros, o que pode deixar a relação entre Lula e Maduro ainda mais distante.