O presidente Lula (PT) participou, nesta quarta-feira (23), da reunião ampliada da 16ª Cúpula dos Brics. Ele estava no Palácio da Alvorada, em Brasília, e participou do evento por videoconferência.
Lula havia planejado estar presente na cúpula, que ocorre em Kazan entre 22 e 24 de outubro, mas, seguindo orientação médica, cancelou a viagem após sofrer uma queda no banheiro no último sábado (19). O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, está representando Lula no evento, tendo embarcado na noite de domingo (20).
Em seu discurso, Lula disse que a Faixa de Gaza se tornou o “maior cemitério de crianças e mulheres do mundo”. Segundo Lula, o bloco precisa atuar para evitar a escalada dessa “insensatez”. Ainda segundo o presidente, os conflitos simultâneos na Europa e Oriente Médio podem culminar em uma nova guerra mundial. “No momento em que enfrentamos duas guerras com potencial de se tornarem globais é fundamental resgatar a nossa capacidade de trabalhar juntos em prol de objetivos comuns”.