O laboratório Rocha e Fonseca Diagnósticos, que ficou em segundo lugar no pregão eletrônico para prestação de serviços à Fundação Saúde, não foi aprovado na avaliação técnica realizada pela Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro. Apesar de ter apresentado a documentação necessária, a negociação não prosseguiu.
Com a desclassificação do segundo colocado, o terceiro classificado, Blessing Análises Clínicas e Anatomia Patológica, foi convidado a participar do processo. A equipe técnica da Fundação Saúde está atualmente avaliando a proposta da empresa e deverá se manifestar nos próximos dias.
Enquanto isso, e em decorrência da suspensão dos contratos com o PCS Lab, três laboratórios que já prestam serviços à rede estadual assumiram as atividades em 12 unidades de saúde. A realização dos exames do Programa Estadual de Transplantes continua sob a responsabilidade do Hemorio.
O PCS Lab teve seus contratos suspensos após a ocorrência de um caso grave, onde seis pacientes contraíram HIV após receberem órgãos transplantados. Em nota, a Fundação Saúde reafirmou que sua prioridade é garantir a assistência às unidades de urgência, emergência e aos pacientes internados.