O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, será o representante do presidente Lula na cúpula do BRICS, que acontece em Kazan, Rússia amanhã (21). O evento reunirá líderes globais, incluindo o anfitrião Vladimir Putin e o presidente da China, Xi Jinping.
A pauta da cúpula incluirá importantes discussões sobre medidas para reduzir a dependência do dólar em transações comerciais e estabelecer regras para a inclusão de novos parceiros no bloco. Entre os critérios já estabelecidos estão a defesa da reforma do Conselho de Segurança da ONU, o repúdio a sanções econômicas sem aprovação da entidade e a promoção de relações amigáveis com os atuais integrantes.
Outro ponto crucial na agenda da cúpula será a busca por alternativas que reduzam a dependência do dólar nas transações comerciais entre os países membros. Desde sua criação em 2006, o BRICS já concentra mais de 40% da população mundial e 36% do Produto Interno Bruto (PIB) global, superando inclusive o G7, que reúne as maiores economias do mundo.
As discussões são fundamentais para fortalecer a posição do BRICS no cenário internacional e promover uma maior cooperação entre suas nações integrantes.