Israel volta a atacar Líbano e bombardeios matam prefeito da principal cidade do sul

O Líbano diz que Israel já realizou mais de 10 mil ataques no país desde o início do confronto
(Mohamed Azakir/Reuters)

O Exército israelense lançou ataques no sul de Beirute na manhã dessa quarta-feira (16), após declarações do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, que ontem (15) se manifestou contra um cessar-fogo “unilateral” no Líbano.

Os bombardeios atingiram o bairro xiita de Haret Hreik logo no início da manhã, poucos minutos depois de o Exército israelense emitir uma ordem de evacuação para a área, que seria suspeita de abrigar “interesses” do Hezbollah. As Forças Armadas de Israel afirmaram ter atingido um armazém de “armas estratégicas pertencentes à organização terrorista”.

Além disso, ataques aéreos israelenses também foram registrados em Nabatiyeh, no sul do Líbano, conforme relatado pela governadora regional Howaida Turk. Ela mencionou que um “anel de fogo” se formou ao redor da cidade, onde Israel e o Hezbollah estão em conflito aberto. Segundo Turk, um dos ataques resultou na morte de várias pessoas, incluindo o prefeito de Nabatiyeh, que é a principal cidade do sul, dominada pelo Hezbollah e seu aliado, o movimento xiita Amal.

“Houve onze ataques, principalmente em Nabatiyeh e nas áreas adjacentes”, informou, acrescentando que “o número de vítimas ainda não foi confirmado”.

PATROCINADO