Um dos sócios do laboratório responsável pelos testes equivocados de HIV, que resultaram na infecção de pelo menos seis pessoas, foi preso na manhã desta segunda-feira (14) no Rio de Janeiro. Walter Vieira, sócio do PCS Lab Saleme, foi detido por agentes da Delegacia do Consumidor (Decon) durante a primeira fase da Operação “Verum”, iniciada hoje.
As seis vítimas foram infectadas com HIV após receberem transplantes de órgãos na rede pública de saúde do estado. A Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) contratou o laboratório para realizar os exames nos doadores a partir de dezembro de 2023.
A ação policial cumpre quatro mandados de prisão preventiva e 11 mandados de busca e apreensão. Cerca de 40 agentes estão envolvidos na operação, que visa identificar os responsáveis pela emissão de laudos falsos que levaram aos transplantes de órgãos contaminados.
A investigação também levanta suspeitas de que o laboratório tenha falsificado laudos em outros casos. Na última sexta-feira (11), a Polícia Civil anunciou que estava apurando o incidente, enquanto o Ministério Público do Rio de Janeiro abriu um inquérito civil para investigar as infecções.