O meio-campista Andrés Iniesta anunciou nesta segunda-feira (7) sua aposentadoria dos gramados. O ídolo do Barcelona estava sem clube desde o fim da temporada passada, quando defendeu o Emirates Club, dos Emirados Árabes Unidos.
Em vídeo publicado nas redes sociais, o ex-jogador espanhol se emocionou após relembrar momentos históricos ao longo da carreira. A postagem, que contou com a participação de figuras como Pep Guardiola, se encerra com uma mensagem em espanhol dizendo “O jogo continua”.
Na semana passada, Iniesta já havia divulgado um outro vídeo dando indícios de que iria “pendurar as chuteiras”. O clipe fazia analogia ao símbolo do “infinito” e ao número 8, que estampou as camisas do espanhol desde a temporada 2007/2008.
O craque estreou pelo Barcelona em outubro de 2002, e defendeu o clube catalão por 16 anos. Lá, conquistou quatro títulos da UEFA Liga dos Campeões e outros 28 troféus. Após deixar a Europa, Iniesta jogou seguiu para o Japão, onde atuou no Vissel Kobe, antes de seguir para os Emirados Árabes.
Pela seleção espanhola de futebol, Iniesta ganhou os títulos da Eurocopa de 2008 e 2012. Além disso, o ex-jogador marcou o gol que garantiu o título da Espanha na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul.
Alexandre Mansano (sob supervisão de João Vieira)