O primeiro voo com brasileiros repatriados do Líbano pousou na manhã deste domingo (6) na base aérea de Guarulhos, em São Paulo. A chegada do avião KC-30 do Governo Federal contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O voo trouxe mais de 220 pessoas, além de três animais domésticos. A missão, que envolveu equipes do Ministério das Relações Exteriores em Brasília, da Força Aérea Brasileira e da Embaixada Brasileira em Beirute, priorizou mulheres, idosos e crianças, dez delas de colo.
Uma equipe multidisciplinar com três médicos, dois enfermeiros e dois psicólogos estava na tripulação do KC-30 para garantir o acolhimento e assistência. Além disso, servidores da Polícia Federal, da Anvisa e da Receita Federal acompanharam o processo de imigração. 15 membros da Força Nacional do SUS também foram designados.
Uma força tarefa entre o Itamaraty e a Justiça deve indicar locais de estadia e locomoção em todo o território nacional. O Ministério do Desenvolvimento Social avalia situações de vulnerabilidade para facilitar o acesso dos repatriados ao Cadastro Único e a programas como o Bolsa Família.
A iniciativa é uma resposta do governo às preocupações crescentes com brasileiros vivendo no Líbano. A maior comunidade de brasileiros no Oriente Médio atualmente está no país. Cerca de 20 mil cidadãos nascidos no Brasil ou com dupla cidadania residem no Líbano.
Alexandre Mansano (sob supervisão de Beatriz Ferrete)