O Reino Unido vai exigir um visto eletrônico para estrangeiros entrarem no país. A medida deve entrar em vigor a partir do dia 8 de janeiro de 2025. Mais de 90 países serão afetados, incluindo o Brasil.
Um formulário estará disponível no site do governo britânico depois do dia 27 de novembro. Turistas deverão preencher informações como endereço, antecedentes criminais e número do passaporte para conseguir o visto. Também será cobrada uma taxa de 10£ (cerca de R$ 70 na cotação). Uma resposta será enviada ao e-mail em até 72 horas.
O visto não garante entrada imediata ao Reino Unido, mas funciona como uma triagem para coleta de dados. As companhias aéreas exigirão uma aprovação do ETA (Autorização Eletrônica de Viagem) no momento do embarque. A medida também vale para outros tipos de transporte, com o trens e barcos.
O documento estará vinculado ao passaporte da pessoa que deseja entrar no Reino Unido, e terá validade de até dois anos. O visto também estará disponível para crianças e idosos.
Alexandre Mansano (sob supervisão de Beatriz Ferrete)