ANELL anuncia bandeira vermelha patamar 2 para outubro, elevando custos da conta de energia

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) divulgou, nesta sexta-feira (27), que em outubro a bandeira tarifária será vermelha, patamar 2. A mudança indica que os consumidores do Sistema Interligado Nacional (SIN) enfrentarão uma cobrança adicional em suas contas de energia elétrica.

Com a bandeira vermelha patamar 2, será aplicado um custo de R$ 7,877 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. O acionamento da bandeira decorre do risco hidrológico (GSF) e do aumento no Preço de Liquidação de Diferenças (PLD), resultado das previsões de baixa afluência nos reservatórios das hidrelétricas e do aumento dos preços no mercado de energia ao longo do mês.

Desde abril de 2022, a ANEEL havia mantido a bandeira verde, com exceção de uma interrupção em julho de 2024, quando foi ativada a bandeira amarela. Em agosto, retornou à bandeira verde, mas em setembro passou a ser vermelha, patamar 1.

Advertisement

O sistema de bandeiras tarifárias, implementado em 2015, tem como objetivo informar os consumidores sobre os custos da geração de energia no Brasil, levando em conta a disponibilidade de recursos hídricos e o uso de fontes renováveis. Com esse modelo, os consumidores podem se tornar mais ativos em suas escolhas de consumo. Ao ser alertado sobre a bandeira vermelha, por exemplo, é possível ajustar o uso de eletricidade e, assim, reduzir o impacto na conta mensal.

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
PATROCINADO