As chuvas registradas nesta segunda-feira (15) contribuíram significativamente para a extinção de vários focos de incêndio em São Paulo. O estado iniciou o dia com 11 focos ativos, mas conseguiu reduzir esse número para três até o final da jornada. Para combater os incêndios, foram mobilizadas 12 aeronaves, que desempenharam um papel crucial na contenção das chamas e na prevenção da sua propagação.
A previsão para esta terça-feira (17) indica a continuidade das chuvas, o que deve ajudar a melhorar ainda mais a situação. Além disso, a umidade relativa do ar está se espalhando por diversas regiões do estado, proporcionando um alívio adicional. No entanto, o Mapa de Risco de Incêndio da Defesa Civil ainda aponta alerta e nível de emergência para os municípios das regiões Norte, Centro-Oeste e Noroeste do estado até quarta-feira (18).
Apesar da melhoria no cenário, as autoridades continuam monitorando de perto todas as áreas afetadas pelas queimadas e reforçam a necessidade de precauções adicionais. A população é aconselhada a evitar o uso de fogo para queima de lixo, limpeza de terrenos, soltura de balões e descarte de bitucas de cigarro nas margens das rodovias. Qualquer prática suspeita deve ser denunciada às autoridades competentes. A colaboração da comunidade é fundamental para evitar novos focos de incêndio e garantir a segurança ambiental.