Nesta sexta-feira (13), as ministras da Saúde, Nísia Trindade, e do Meio Ambiente, Marina Silva se reúnem no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista. O encontro tem como principal objetivo discutir as estratégias e medidas a serem adotadas para enfrentar os recentes incêndios que têm afetado diversas regiões do estado de São Paulo.
Mais cedo, o governo do estado de São Paulo anunciou a liberação de R$ 10 milhões para ações emergenciais de combate aos incêndios florestais, destinados à Defesa Civil do estado e ao Gabinete de Crise. O investimento visa apoiar as operações em 21 municípios afetados pelas queimadas.
A Defesa Civil, em parceria com o Corpo de Bombeiros e outros órgãos, está intensificando os esforços para combater as chamas, especialmente nas áreas mais críticas, que recebem suporte aéreo adicional. Um novo mapa divulgado pela Defesa Civil indica que, a partir da próxima quarta-feira, a maioria das regiões do estado estará em nível de emergência devido aos incêndios.
O recurso alocado tem como objetivo garantir recursos necessários para o combate efetivo aos incêndios e mitigar os impactos nas áreas afetadas.