Foi convocado plenário virtual, em sessão extraordinária da primeira turma do STF para o julgamento da suspensão do X, antigo Twitter. O ministro e relator do caso, Alexandre de Moraes, incluiu a suspensão da rede social neste domingo (1).
A sessão terá início nesta segunda-feira (2) a partir das 0h00 com término no mesmo dia às 23h59 (pelo horário de Brasília). Irão participar da sessão os ministros do STF, Cármen Lúcia Luiz Fux, Flávio Dino e Cristiano Zanin.
A suspensão do X deve ocorrer após o descumprimento da ordem do Supremo Tribunal Federal para indicar um representante legal no país.
O ministro determinou a suspensão imediata da rede social até que sejam realizadas todas as ordens judiciais estabelecidas. A decisão de Moraes ainda estabelece uma multa de R$ 50 mil por dia para quem desbloquear o X. Inicialmente o ministro também tinha decidido que lojas como Google e Apple mantivessem aplicativos de VPN, mas o magistrado reconsiderou a decisão para que os serviços tivessem continuidade em lojas online.
Texto por Geovanna Oliveira, sob supervisão de Luísa Pinheiro.