Governo envia projeto ao Congresso para aumentar arrecadação

Nesta sexta-feira (30), o governo enviou ao Congresso um projeto de lei para aumentar a arrecadação em R$ 21 bilhões em 2025, quando pretende equilibrar receitas e despesas no orçamento federal.

Entre o ano que vem e 2027, o projeto prevê um aumento de mais R$ 32 bilhões na arrecadação. Segundo o texto, o governo vai lançar mão de duas medidas, como aumento da alíquota incidente sobre os juros sobre capital próprio e aumento das alíquotas de Contribuição Social sobre o Lucro Líquido.

Dessa forma, as alíquotas vão aumentar para 20% de imposto de renda retido na fonte de pessoas jurídicas, no caso de juros sobre capital próprio. 22% em 2025 para a alíquota de CSLL, no caso de bancos. 16% para CSLL de pessoas jurídicas de seguros privados, de capitalização, de distribuidoras de valores mobiliários e 10% para CSLL de demais pessoas jurídicas. Os Juros sobre Capital Próprio das empresas são uma forma de distribuição de lucro, que incide sobre o acionista.

Advertisement

 

Add a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
PATROCINADO