Vários times do futebol brasileiro e internacional prestaram homenagens ao zagueiro Juan Izquierdo, do Nacional-URU. O jogador morreu na noite de terça-feira (27) após sofrer uma parada cardíaca causada por uma arritmia em um jogo das oitavas de final da Copa Libertadores contra o São Paulo. Ele estava internado no Hospital Albert Einstein, no Morumbi, desde a última quinta-feira (22).
Futebol Uruguaio
O Nacional, clube em que o jogador atuava, lamentou a morte de Izquierdo pelas redes sociais. “Com a mais profunda dor e impacto em nossos corações, o Clube Nacional de Futebol anuncia a morte do nosso querido jogador Juan Izquierdo. Expressamos nossas mais sinceras condolências à sua família, amigos, colegas e parentes. Todo o Nacional está de luto pela perda irreparável. Que descanse em paz. Juan, você estará conosco para sempre.”
Já o Peñarol, principal rival do Nacional, e ex-clube de Izquierdo, também lamentou a morte do atleta e expressou condolências aos amigos e familiares. Outros clubes em que o zagueiro atuou, como Clube Atlético Cerro, Montevidéu Wanderers e Liverpool-URU repetiram o gesto e prestaram respeito ao jogador.
O perfil da Associação Uruguaia de Futebol publicou: “Lamentamos com profunda dor e tristeza o falecimento do jogador de futebol do Nacional Juan Izquierdo. Nossas condolências à família, amigos e colegas neste momento tão difícil.”
Futebol Brasileiro
O São Paulo prestou “condolências aos familiares, amigos, colegas de trabalho, torcedores do Nacional e a todo o povo uruguaio. O clube definiu a data como “um dia triste para o futebol”. Além da equipe do Morumbi, outros times brasileiros, como Corinthians e Palmeiras, prestaram respeito ao jogador e sua família.
O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues declarou: “O futebol brasileiro fará um minuto de silêncio em todas as partidas organizadas pela entidade nesta quarta-feira e se solidariza com os familiares do atleta, com os jogadores, dirigentes e torcedores do Nacional pela perda irreparável”
Futebol internacional
O Real Madrid comunicou “O clube gostaria de expressar as suas condolências e carinho aos seus familiares, colegas e entes queridos, ao Clube Nacional de Football, a todos os clubes dos quais fez parte, ao futebol uruguaio e a todos os seus torcedores. Juan Izquierdo faleceu aos 27 anos. Descanse em paz.”
Juan Izquierdo também recebeu homenagens de grandes figuras do futebol mundial, como do atacante do Inter Miami, Luis Suárez, ex-companheiro de clube de Izquierdo, e do jogador brasileiro Neymar Jr, do Al-Hilal.
Alexandre Mansano (sob supervisão de João Vieira)