A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) aprovou nesta sexta-feira (23), por unanimidade, o repasse de mais de 425 milhões ao aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, por causa dos danos causados pelas enchentes no estado.
O valor será destinado à reconstrução do aeroporto, danificado pelas tempestades que atingiram quase todo o estado entre o fim de abril e maio deste ano.
A medida, cautelar, ainda depende da aprovação do Ministério de Portos e Aeroportos. Responsável por mais de 90% do tráfego aéreo no Rio Grande do Sul, o Aeroporto Salgado Filho permaneceu integralmente fechado entre 3 de maio, quando as águas alagaram as pistas de pouso e decolagem e o terminal de passageiros, até meados de julho, quando os embarques e desembarques foram retomados.
Embora continuam sendo feitos pousos e decolagens da Base Aérea de Canoas, a estimativa é que só a reconstrução do Salgado Filho exija algo em torno de R$ 1 bilhão. Diante disso, a concessionária pediu ao governo federal a revisão extraordinária do contrato de concessão de infraestrutura aeroportuária.