A mulher registrada como a pessoa mais velha do mundo, María Branyas Morera, morreu aos 117 anos, informou a família nesta terça-feira (20). Nas redes sociais, eles postaram que “María Branyas nos deixou. Morreu como desejava: enquanto dormia, tranquila e sem dor”.
Segundo o Guinness, o livro dos recordes, e o Grupo de Pesquisa de Gerontologia, María se tornou a pessoa mais velha do mundo no ano passado, após a morte da freira francesa irmã André, aos 118 anos.
María nasceu em 4 de março de 1907 na Califórnia, nos Estados Unidos, em uma família espanhola. Aos oito anos, ela se mudou para a Catalunha, na Espanha. Atualmente, vivia em um asilo na região.
Ela deixa três filhos, 11 netos e 13 bisnetos. Além de diversos seguidores que acompanhavam suas redes sociais, que eram geridas com o auxílio da família.
Além do recorde de pessoa mais velha, María também conquistou o feito de ser a pessoa mais velha a se curar da covid-19. Durante a pandemia, em 2020, quando tinha 113 anos, ela foi infectada pelo vírus, mas se recuperou.