George Santos, ex deputado dos Estados Unidos que tem pais brasileiros, se declarou culpado de acusações de fraude. O político foi julgado nesta segunda-feira (19). Ele pode ficar até dois anos preso.
Em maio de 2023, George foi acusado de roubar dinheiro de fundos de campanha para pagar despesas pessoais, os gastos foram em botox, compras com produtos de marcas de luxo e em uma plataforma de conteúdo adulto. Além disso, as investigações apontam que ele fez cobranças em cartões de crédito de doadores eleitorais sem o consentimento deles. Durante a audiência, ele afirmou: “Lamento profundamente minha conduta e o dano que ela causou. Aceito total responsabilidade por minhas ações”.
Santos, que era membro do Partido Republicano, foi eleito deputado pelo estado de Nova York nas eleições legislativas de 2022. Ele ficou menos de doze meses no cargo. Porém, após 13 acusações de crimes financeiros, ele foi expulso do cargo pelos seus colegas na câmara, no mesmo ano em que tomou posse. Ele foi apenas o sexto parlamentar a ser expulso em toda a história da Câmara. Sua cadeira hoje está sendo ocupada por um democrata.