Um jovem de 20 anos que já tinha sido denunciado por um organismo internacional que inclui o FBI – O Departamento Federal de Investigação dos Estados Unidos, foi preso por policiais civis em Campinas, no interior de São Paulo. Ele é suspeito de armazenar conteúdo nazista e articular um “possível massacre” contra minorias na internet.
De acordo com a Polícia Civil, um relatório da Divisão de Crimes Cibernéticos, com colaboração de agências internacionais, mostrou que o jovem trocava mensagens com outros usuários com a “intenção de cometer atos graves de violência contra si mesmo, crianças, adolescentes, mulheres e animais”. O homem foi identificado com o auxílio de informações fornecidas por operadores de telefonia e provedores de internet, e preso em flagrante.
Foram encontrados com ele, fotos e vídeos com menções ao nazismo, de ódio a minorias e mortes em grupo. Por meio de nota, o Tribunal de Justiça de São Paulo disse que foi concedida liberdade provisória ao jovem, “sob condição de comparecer mensalmente em juízo para justificar suas atividades”.