O centro de investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos informou nesta terça-feira (13) que extraiu com êxito dados dos gravadores de voo da aeronave da Voepass. A informação foi confirmada pela Força Aérea Brasileira.
As informações foram extraídas dos dois gravadores de voo, popularmente conhecidos como caixas-pretas: uma do Cockpit Voice Recorder, – gravador de voz da cabine) e outra do Flight Data Recorder, – o gravador de dados de voo da aeronave de matrícula PS-VPB, envolvida no acidente aeronáutico em Vinhedo, na última sexta-feira, dia 9.
O Cenipa informou ainda que deve concluir um relatório preliminar apontando as prováveis causas da queda da aeronave em até 30 dias. Segundo nota da Força Aérea Brasileira, os motores do turboélice ATR 72, juntamente com outras partes da aeronave que possam ser úteis à investigação, foram removidos e levados para a sede do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos em São Paulo.
A FAB afirmou que a investigação do acidente continua com a coleta de outras informações necessárias para identificar os possíveis fatores que contribuíram para o incidente.