O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), está fechado após um Boeing 737 realizar um pouso de emergência com problemas no trem de pouso. Os pneus estouraram no momento da aterrissagem. O incidente aconteceu na tarde desta segunda-feira (12).
O cargueiro havia decolado de Viracopos às 12h30 e, quando estava nos arredores de Belo Horizonte (MG), voltou para Campinas e informou o pouso de emergência. Segundo o Flight Radar, que monitora os voos em tempo real, o avião precisou andar em círculos para gastar o combustível até conseguir pousar.
Em nota, a concessionária Aeroportos Brasil, administradora de Viracopos, informou que a pista foi fechada às 15h31.
“Não houve feridos. No entanto, a aeronave permanece na pista desde o momento do pouso, interditando o aeroporto para pousos e decolagens. Todos os procedimentos de segurança foram acionados e equipe de Bombeiros e a ambulâncias estavam posicionados para acompanhar o pouso. A concessionário acionou o Centro de Gerenciamento de Crises para avaliar e mitigar os impactos.”, relatou a administradora.
“A aeronave teve o pneu estourado ao decolar de Viracopos por volta das 12h32 desta segunda-feira e realizou procedimento para queimar o combustível durante cerca de duas horas. O piloto da aeronave declarou emergência e o pouso ocorreu por volta das 15h31. Durante a aterrisagem, outro pneu do lado esquerdo foi estourado e o trem de pouso foi danificado”, seguiu o texto, informando que os voos seriam alternados para outros aeroportos”.
A pista foi liberada às 17h43 e o aeroporto retomou as atividades!
A Modern Logistics, dona da aeronave, citou que a tripulação decidiu fazer o pouso de emergência após identificar um “problema técnico”. “A decisão foi tomada de forma segura e dentro de todas as normas de aviação.”
Mais cedo, o Aeroporto Internacional de Florianópolis também foi fechado após uma aeronave Embraer 195-E2 também ter estourado o pneu durante o pouso.