Morre Tuíre Kayapó neste sábado aos 54 anos no Pará

Reprodução: BandNews TV

Na manhã deste sábado, no Pará, morreu aos 54 anos a liderança indígena da Terra Las Casas, Tuíre Kayapó. Ela lutava contra um câncer de colo de útero. A notícia foi confirmada pelo Distrito Sanitário Especial Indígena Kaiapó do Pará.

Tuíre ficou conhecida em 1989, durante o 1º Encontro dos Povos Indígenas do Xingu, quando, aos 19 anos, em um ato de resistência contra a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, pressionou um facão contra o rosto do então presidente da Eletronorte, José Antônio Muniz Lopes, após o episódio, a imagem ganhou repercussão mundial e o projeto da hidrelétrica no Rio Xingu, inicialmente chamado de Kararaô, foi interrompido e posteriormente renomeado para Belo Monte.

Por meio de nota, a Funai – Fundação Nacional dos Povos Indígenas expressou profundo pesar pelo falecimento de Tuíre, lembrada pela força, coragem e por ter marcado a história do país em seu ato de resistência.

Advertisement

Add a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
PATROCINADO