Um avião comercial da VoePass com 62 pessoas a bordo caiu na tarde desta sexta-feira (9), por volta de 13h30, em Vinhedo (SP), na região metropolitana de Campinas. A prefeitura de Valinhos (SP), que atua na operação, confirmou que não há sobreviventes.
Sete equipes do Corpo de Bombeiros, integrantes da Defesa Civil e da Polícia Militar estão no local, na rua João Edueta, no bairro Jardim Bela Vista. A via fica próxima da rodovia Miguel Melhado de Campos.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o momento em que o avião perde altitude rodando em círculos. Segundo a Defesa Civil, algumas casas foram atingidas.
Os governadores do Paraná, Ratinho Junior (PSD), e de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), estavam no Espírito Santo, participando de um encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste. Os demais governadores cancelaram o evento.
Ver essa foto no Instagram
Em nota a companhia aérea confirmou a queda do turboélice. Segundo a empresa, eram 58 passageiros e quatro tripulantes no voo. “A VoePass acionou todos os meios para apoiar os envolvidos. Não há ainda confirmação de como ocorreu o acidente e nem da situação atual das pessoas que estavam a bordo. A Companhia está prestando, pelo telefone 0800 9419712, disponível 24h, informações a todos os seus passageiros, familiares e colaboradores.”
A Força Aérea Brasileira informou que investigadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foram acionados e já estão a caminho do local da queda.
O presidente Lula, que participava de um evento no Sul, anunciou o acidente e pediu um minuto de silêncio. Um gabinete de crise será montado na cidade unindo governos federal, estadual e municipal, além da Força Aérea Brasileira.
Uma notícia muito triste. Toda minha solidariedade aos familiares e amigos das vítimas. pic.twitter.com/eb47itDbe8
— Lula (@LulaOficial) August 9, 2024