A Polícia Civil de São Paulo prendeu um suspeito de ser um dos principais operadores do chamado “golpe do empréstimo milionário”. No local onde houve a detenção, num bairro da Zona Sul da capital, está instalado um escritório do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES).
Segundo a polícia, o homem está envolvido num golpe que resultou em mais de R$ 1,4 milhão de prejuízo à vítima. A ação foi realizada por policiais da 5ª Delegacia Disccpat (Investigações sobre Roubo a Bancos).
Para a investigação, Wittenberg Magno Ribeiro aplicava golpes em grandes empresários. A polícia informou que o suspeito convencia as vítimas a fazerem empréstimos, supostamente, vantajosos.
Na sequência, o empresário era orientado a abrir uma conta para receber o dinheiro, além de depositar valores referentes à comissão nas contas da empresa do criminoso. O golpe acontecia quando a vítima realizava o aporte de verba para Wittenberg.
A polícia recolheu celulares, computadores, documentos e um veículo de luxo. Wittenberg foi indiciado por estelionato e associação criminosa. Contra ele pesam 23 processos junto à Justiça de São Paulo. Também é investigado por esse esquema no Rio de Janeiro e Paraná.