UOL - O melhor conteúdo

13º de aposentados e pensionistas do INSS foi antecipado para abril e maio

A expectativa é de que sejam injetados R$ 73,3 bilhões na economia brasileira

O decreto de antecipação do 13º de aposentados e pensionista do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), foi anunciado nesta quinta-feira (3), pelo presidente Lula.

Cerca de 34,2 milhões de aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios pagos pelo INSS vão receber a primeira parcela da antecipação do 13º salário junto com o pagamento no final deste mês. O calendário divulgado vai de 24 de abril até 8 de maio. No próximo mês, virá a segunda metade do décimo terceiro (de 26 de maio a 6 de junho).

A expectativa é de que sejam injetados R$ 73,3 bilhões na economia brasileira. A antecipação do pagamento foi solicitada pelo ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, que afirmou que o objetivo dessa gestão é cuidar dos aposentados e pensionistas do benefício..

Com a decisão, o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, solicitou à Dataprev, empresa de tecnologia do governo federal, que rode a folha de pagamento com o abono já para o final do mês.

Número final do benefício

O calendário de pagamentos leva em conta o número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador. Recebem primeiro os beneficiários que ganham até um salário-mínimo. Os aposentados e pensionistas que recebem acima do piso nacional terão o valor da parcela creditado de 2 a 8 de maio.