UOL - O melhor conteúdo

São Paulo deve enfrentar frio mais intenso dos últimos nove anos

Temperaturas podem atingir 4 °C nesta quarta-feira (25)
Reprodução: Marcelo Camargo / Agência Brasil

O estado de São Paulo enfrenta sua primeira grande onda de frio do inverno de 2025. Desde o início da estação, na última sexta-feira, dia 20, os termômetros vêm registrando quedas significativas. A previsão para os próximos dias indica que o estado pode enfrentar o frio mais intenso dos últimos nove anos, com mínimas previstas de até 4 °C em algumas regiões.

Segundo a Climatempo, o fenômeno é causado pela chegada de um ciclone extratropical vindo do Uruguai. O ar frio avança de forma continental, é seco e favorece uma queda acentuada de temperatura, com possibilidade de geada em diversas áreas. A capital paulista amanheceu com 14 °C nesta terça-feira, e a expectativa é de que os termômetros marquem 9 °C à noite, o que os meteorologistas chamam de “máxima invertida”.

Na manhã de quarta-feira, 25, os termômetros podem atingir 4 °C em vários pontos da capital e do interior. Em bairros da zona norte de São Paulo, essa mínima já é esperada, enquanto áreas da zona sul, como Marsilac e Capela do Socorro, podem registrar temperaturas próximas de 0 °C. O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) já decretou estado de alerta e prevê geada principalmente nas regiões mais afastadas do centro.

O recorde de temperatura mínima na capital em 2025 até agora foi de 8,8 °C, registrado no dia 30 de maio. A última vez que a cidade enfrentou marcas próximas aos 4 °C foi em julho de 2021, quando foram registrados 4,3 °C. Se a previsão se confirmar, será o frio mais severo desde 13 de junho de 2016, quando a estação do Mirante de Santana registrou 3,5 °C. A Defesa Civil abriu um abrigo emergencial na estação Pedro II do Metrô para acolher pessoas em situação de rua.

Compartilhe com seus amigos!