Rússia rejeita proposta pela paz na Ucrânia

Vladimir Putin classificou pontos sugeridos pela Europa como “inaceitáveis”
Foto: Reprodução/ BandNews TV

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, rejeitou nessa terça-feira (2) os pontos propostos pela Ucrânia e por países da União Europeia (UE) no plano de paz elaborado pelos Estados Unidos. O líder russo também acusou a Europa de não estar interessada com a paz.

“Se a Europa quiser lutar uma guerra, nós estamos prontos agora”, declarou Putin.

A proposta original possuía 28 pontos e foi vista de forma negativa pela Ucrânia e por aliados europeus. Segundo a UE, o plano era extremamente favorável aos interesses russos. Entre as condições estavam a redução do exército ucraniano para 600 mil homens, a entrega de territórios e a garantia que Kiev não entraria na Otan.

O líder do Kremlin classificou os pedidos dos europeus como “totalmente inaceitáveis”. Entretanto, Putin não especificou quais exigências ele realmente havia rejeitado.

Conforme apurado pela imprensa dos Estados Unidos, uma das contrapropostas previa a redução do exército da Ucrânia para 800 mil soldados.

As declarações de Vladimir Putin aconteceram durante o encontro com o enviado especial dos EUA à Moscou, Steve Witkoff. O norte-americano foi quem entregou o plano reformulado ao russo, a pedido de Kiev e da União Europeia.

O governo da Rússia se colocou à disposição para negociar a paz, mas afirmou que nenhum progresso foi feito no último encontro.

Compartilhe com seus amigos!