Rei Charles convida Donald Trump para visita ao Reino Unido

Trump comentou que “acha que eles estão definindo uma data para o mês de setembro” 

O rei Charles III convidou formalmente o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para uma visita de Estado ao Reino Unido marcada em setembro deste ano. Trump, confirmou o convite e afirmou que pretende planejar a viagem em breve.

“É uma honra ser, você sabe, amigo do Charles. Tenho grande respeito pelo rei Charles e pela família, William. Nós temos, realmente, um grande respeito pela família”, disse Trump a repórteres nesta quinta-feira (17).

O convite, entregue pessoalmente pelo primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, durante uma visita à Casa Branca em fevereiro, marca um momento inédito nas relações diplomáticas entre os dois países. Segundo Starmer, dois convites da monarquia para visitas de Estado a um mesmo líder mundial “nunca aconteceram antes”.

Apesar do local do encontro não ter sido divulgado, e a data não ter sido confirmada, Trump comentou que “acha que eles estão definindo uma data para o mês de setembro”

Mesmo com as visitas de Estado normalmente não serem estendidas a presidentes em segundo mandato, a aproximação entre Trump e o monarca britânico tem sido vista como estratégica, especialmente diante das conversas sobre fortalecimento da aliança transatlântica e interesses econômicos mútuos. No entanto, temas como a segurança europeia não estão entre as prioridades da atual gestão americana.

Compartilhe com seus amigos!