A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta neste domingo (22) para a aproximação e passagem de uma frente fria em diversas regiões paulistas nesta semana. São esperadas, a partir desta segunda (23), fortes chuvas, com previsão de raios, rajadas de vento e queda de granizo em pontos isolados, o que aumenta o risco de alagamentos e quedas de árvores. Essa será a primeira onda de frio do inverno.
O alerta é válido para todo o estado de São Paulo e, segundo a Defesa Civil, uma massa de ar polar seguirá após a frente fria e pode trazer temperaturas entre 3°C e 12°C em todo o estado, com condição para geadas em algumas áreas.
O órgão ainda reforça a importância de ter atenção, principalmente às pessoas mais vulneráveis, como idosos, crianças e pessoas em situação de rua, que são mais suscetíveis aos efeitos do frio intenso. Além disso, eles orientam que, em caso de tempestades, deve-se evitar áreas alagadas, não se abrigar debaixo de árvores, afastar-se de janelas e estruturas metálicas e, se possível, ficar em local seguro até o término da instabilidade.
Abrigo Solidário será mobilizado
Como medida de proteção à chegada da frente fria e da massa polar, o Governo de São Paulo, através da Defesa Civil do Estado, em parceria com o Metrô de São Paulo, com a Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Fundo Social, ativará o Abrigo Solidário na Estação Pedro II, da Linha 3-Vermelha do Metrô.
O local funcionará das 19h00 de segunda-feira (23) até as 8h00 de quarta-feira (25), oferecendo atendimento emergencial para pessoas em situação de rua. Serão disponibilizados colchões, cobertores, kits de higiene, além de alimentação e assistência social, além de abrigo e alimento também para os pets. Na parte da manhã, os acolhidos receberão um ticket para tomarem café da manhã no restaurante Bom Prato da Rua 25 de Março.