As facções criminosas Primeiro Comando da Capital (PCC) e Comando Vermelho (CV) encerraram a trégua firmada no início deste ano. O rompimento foi confirmado nesta terça-feira (29) por fontes da BandNews FM no Ministério Público de São Paulo.
Desde segunda-feira (28), circulam nas redes sociais mensagens oficiais divulgadas pelas duas facções anunciando o fim da aliança. No comunicado do PCC, a organização afirma que não manterá mais nenhum compromisso com o Comando Vermelho e declara que atitudes que ferem os princípios internos não são toleradas em alianças. Em nota semelhante, o CV reforça diretrizes internas e determina punições a membros que desrespeitarem o estatuto da facção.
A aliança, anunciada em fevereiro, previa a união entre as facções para facilitar o compartilhamento de rotas do tráfico e enfraquecer o sistema prisional federal, onde estão líderes dos dois grupos. Após o rompimento, cresce a preocupação das autoridades com a possibilidade de aumento de confrontos violentos dentro e fora dos presídios.