Papa Leão XIV realiza primeira oração dominical para fiéis na Praça de São Pedro

Pontífice recitou oração “Regina Coeli”, pediu para que jovens aceitem o convite da Igreja Católica e apelou pelo fim de conflitos
Reprodução: Vatican News

O recém-nomeado Papa Leão XIV realizou, neste domingo (11), sua primeira oração dominical para uma multidão de fiéis na Praça de São Pedro, no Vaticano. Em sua fala, transmitida ao vivo pelo canal oficial do Vaticano, o pontífice destacou valores como a necessidade de acolher e acompanhar os jovens, recitou a oração “Regina Coeli” e apelou pelo fim dos conflitos no mundo.

“É importante que os jovens e as jovens encontrem em nossas comunidades acolhimento, escuta e encorajamento em seu caminho vocacional, e que possam contar com modelos de dedicação generosa a Deus e aos irmãos”, disse Leão XIV.

Ele também pediu para que as novas gerações não tenham medo, e que aceitem o convite da Igreja Católica.

“Fazemos nosso convite com a mensagem que o Papa Francisco nos deixou (…) sejamos um para os outros, cada um segundo sua condição, capazes de ajudar mutuamente a caminhar no amor e na verdade”.

Em seguida, o Santo padre saudou os peregrinos, dizendo que suas músicas e apresentações alegram a festa de Cristo e bom pastor, e considerou um “dom de Deus” que seu primeiro domingo como bispo de Roma seja nesta data. O Papa também pontuou que a Santa Sé acolhe o jubileu das bandas e dos espetáculos populares.

Após recitar a oração “Regina Coeli”, o Papa relembrou o aniversário de 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial, na última quinta-feira (11), e apelou às grandes nações pela paz. Ele destacou o sofrimento do povo ucraniano no conflito entre Rússia e Ucrânia, pedindo o fim da guerra entre os dois países e que crianças e prisioneiros possam retornar para suas casas.

Além da crise no leste europeu, Leão XIV relembrou outros conflitos, e também realizou apelos.

“Sinto a dor daquilo que acontece na Faixa de Gaza (…) que sejam prestados todos os socorros humanitários para a população civil”, e completou “Acolhi com apoio o cessar-fogo entre Índia e Paquistão (…) espero que um acordo duradouro seja alcançado através das próximas negociações”.

Além disso, Leão XIV desejou um feliz dia das mães, agradeceu os fiéis e desejou um bom feriado, antes de deixar o balcão da Sacada Central da Basílica de São Pedro em meio aos aplausos de seguidores de várias nacionalidades.

Confira os próximos compromissos do Papa

Nesta segunda-feira (12), o novo pontífice participará de sua primeira audiência com a imprensa mundial na Sala Paulo XVI. A ideia do Vaticano é que o Santo Padre converse com os jornalistas que participaram da cobertura da morte e do enterro de Francisco.

Na próxima sexta-feira (16), o Papa Leão XVI fará um encontro com chefes de missão do Vaticano, além do corpo diplomático da igreja no mundo, antes de assumir o cargo de forma oficial no dia 18 de maio. Ele tomará pose da Basílica papal de São Paulo Fora dos Muros, em Roma, no próximo dia 20, presidindo sua primeira audiência geral na data seguinte.

O Santo Padre terá um encontro com a Cúria Romana e funcionários da Santa Sé no dia 24, assumindo posse da Basílica papal de São João de Latrão e a Basílica papal de Santa Maria Maior, onde o Papa Francisco está enterrado.

Compartilhe com seus amigos!