Nova onda de calor começa hoje; estados do Sudeste e Nordeste devem ser atingidos até o dia 21

Segundo a Climatempo, a onda de calor, que deve ocorrer entre hoje e 21 de fevereiro, pode fazer os termômetros chegarem a 40°C
Arte/Climatempo/BandNews TV

Uma nova onda de calor começa hoje (12), e deve atingir áreas das regiões Nordeste e Sudeste do Brasil, incluindo o Estado de São Paulo. O fenômeno que já afeta o Sul do país desde a semana passada se estenderá pelo menos até o dia 21 de fevereiro.

O calor pode atingir até 40°C em partes do Rio de Janeiro, noroeste de Minas Gerais, oeste da Bahia e áreas do sertão da Bahia, Pernambuco e Piauí. Para as capitais São Paulo, Belo Horizonte e Vitória, as temperaturas podem alcançar até 35°C, 35°C e 38°C, respectivamente.

A capital paulista, que amanheceu com tempo abafado no início da semana, deve registrar sol forte e altas temperaturas, permanecendo em atenção para o calor intenso. Onda vêm desde o dia 6 de fevereiro. Além das altas temperaturas, há previsão de chuvas entre a tarde e a noite, devido à combinação de calor e brisa marítima, podendo provocar pancadas de chuva, rajadas de vento e até alagamentos.

No Rio Grande do Sul, o alerta de onda de calor também continua, com temperaturas elevadas. A situação é mais crítica devido a um alerta vermelho do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) sobre os riscos à saúde em períodos prolongados de calor extremo.

Na semana passada o município de Quaraí, no Rio Grande do Sul, registrou a maior temperatura já medida no estado desde o início do século XX: 43,8°C. Este também foi o recorde de temperatura mais alta no Brasil em 2025, até o momento. O Inmet reforça a importância de se manter hidratado e buscar locais frescos durante as horas mais quentes do dia para evitar problemas de saúde.