Manifestantes fazem atos contra PEC da Blindagem e Projeto da Anistia em todo país

Protestos convocados ocorrem em mais de 40 cidades brasileiras
Foto: BandNews TV/Reprodução

Manifestantes realizam atos em, ao menos, 30 cidades e 22 capitais brasileiras neste domingo (21) contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Blindagem e o projeto de lei que anistia as pessoas condenadas pelo 8 de janeiro. As mobilizações foram convocadas nas redes sociais por organizações de esquerda, como a Frente Brasil Popular, a Frente Povo Sem Medo e Central de Movimentos Populares.

As manifestações pedem que a PEC da Blindagem não siga a tramitação no Senado Federal. O texto, aprovado na Câmara dos Deputados na última terça-feira (16), busca proteger parlamentares dificultando a abertura de processos penais no Supremo Tribunal Federal (STF).

Os atos também criticam a tramitação do projeto de lei que prevê anistiar os condenados envolvidos na tentativa de golpe de Estado do dia 8 de janeiro de 2023. Na última quarta-feira (17), os parlamentares aprovaram um pedido de urgência para acelerar a análise da proposta.

Em São Paulo, manifestantes se concentraram em frente ao Masp, na Avenida Paulista. O ato começou às 14h. Os participantes estenderam uma bandeira do Brasil, que contrasta com o bandeirão dos Estados Unidos exibido no ato de 7 de setembro no mesmo local.

No Rio de Janeiro, a mobilização ocorre na Praia de Copacabana e vários artistas realizam shows gratuitos como parte do ato. Caetano Veloso, Gilberto Gil e Chico Buarque cantaram juntos em um trio elétrico. Outros artistas, como Djavan, Maria Gadú e Lenine participaram.

Em Brasília, a manifestação ocorreu pela manhã em frente ao Museu Nacional e ao Congresso. O cantor paraibano Chico César se apresentou. Em Belo Horizonte, o ato foi realizado na Praça Raul Soares e contou com a presença de lideranças políticas e sindicais e de artistas mineiros, como a cantora Fernanda Takai.

Em Salvador, os manifestantes se concentraram em frente ao Cristo da Barra nesta manhã. Os atores Wagner Moura e Nanda Costa, a percussionista Lan Lanh e a cantora Daniela Mercury discursaram em cima de um trio elétrico.

Compartilhe com seus amigos!