Lula destaca cooperação entre governos no encontro de novos prefeitos e prefeitas

Segundo o Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), a terceira edição do evento contará com a participação de mais de 20 mil pessoas em Brasília
Presidência da República

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da cerimônia de abertura do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, que terá duração de três dias. O evento, promovido pelo governo federal, reúne gestores municipais eleitos para o mandato de 2025-2028.

O encontro tem como objetivo aproximar ministérios e órgãos governamentais dos municípios, facilitando o acesso a informações, ferramentas e recursos essenciais para os novos gestores.

Segundo o Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), a terceira edição do evento contará com a participação de mais de 20 mil pessoas em Brasília.

Em seu discurso, Lula reforçou a importância do PAC Seleções, um programa do governo brasileiro criado em 2023 para selecionar obras e equipamentos destinados a estados e municípios. A segunda etapa do programa deve ser lançada ainda este ano.

“Não há estado rico com cidade pobre, e não há cidade rica com estado pobre. É preciso que haja um compartilhamento de responsabilidades entre o governo federal e o municipal (…) Agora vamos fazer mais um PAC Seleções, uma oportunidade democrática de não escolher ideologicamente a cidade contemplada, de não escolher a cidade do partido da gente, mas sim aquela que apresentar o melhor projeto e que mais necessita da execução desse projeto”, explicou Lula.

Todos os ministros e ministras estiveram presentes no primeiro dia de evento, que contará com cerca de 170 atividades ao longo de sua programação.