Lula critica papel da ONU e diz que organização se apresenta “insignificante”

Durante encontro preparatório do Brics no Rio, presidente afirmou que entidade falhou em promover paz e criação do Estado Palestino
Reprodução: BandNews TV

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou duramente a atuação da Organização das Nações Unidas (ONU) durante a abertura do encontro preparatório da cúpula dos Brics, que acontece no Rio de Janeiro. Em seu discurso, Lula afirmou que a ONU se tornou uma instituição “insignificante” diante dos conflitos atuais, como a guerra na Faixa de Gaza.

“Uma ONU, que foi capaz de criar o Estado de Israel, não é capaz de criar o Estado Palestino”, disse o presidente. Para Lula, a ausência de ações concretas por parte da organização contribui para a continuidade da violência na região, que ele voltou a classificar como um genocídio promovido por Israel contra civis palestinos. O presidente também questionou a falta de uma liderança política global capaz de intermediar soluções de paz.

O discurso marca mais um capítulo na série de críticas feitas por Lula à ONU e à comunidade internacional. Ele destacou que, sem uma reformulação nas estruturas de governança global, o mundo corre o risco de repetir no século XXI os mesmos erros do século XX. O petista defendeu que as decisões econômicas globais sejam acompanhadas por responsabilidade política das grandes potências.

A fala foi feita durante a abertura de uma das reuniões do Novo Banco de Desenvolvimento, braço financeiro do Brics. Além das críticas à ONU, Lula também reforçou sua defesa pela criação de uma nova moeda para o comércio internacional e voltou a rejeitar políticas de austeridade, que, segundo ele, aprofundam desigualdades sociais.

Compartilhe com seus amigos!