Líderes europeus se reúnem para discutir a guerra entre Rússia e Ucrânia

Membros do bloco devem debater formas de apoiar proposta de cessar-fogo, além de garantias de que Moscou não ataque Kiev de novo
Reprodução: BandNews TV

Os líderes da União Europeia (UE) se reúnem nesta quinta-feira (20) em Bruxelas, na Bélgica, em uma cúpula para abordar a defesa e a segurança do bloco diante da guerra entre Rússia e Ucrânia, além das dúvidas sobre a continuidade do apoio dos Estados Unidos. Este é o terceiro encontro em seis semanas entre os membros do bloco.

O presidente russo, Vladimir Putin, aceitou uma proposta de cessar-fogo parcial sugerida por Washington. A trégua pode durar até 30 dias, com a garantia de que forças russas não voltariam a atacar a infraestrutura de energia ucraniana neste período. Em conversa com Donald Trump, o líder da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse concordar com os termos sugeridos pelo governo americano.

A União Europeia deve debater de que formas os blocos deve apoiar a proposta, e como eles devem dialogar caso o cessar-fogo entre em vigor. Os principais assuntos seriam a segurança do território ucraniano e dos demais países europeus, além da garantia de que Moscou não ataque Kiev de novo.

Nesta semana, o parlamento da Alemanha aprovou um plano de gastos em defesa e infraestrutura. O rearmamento alemão constitui uma mudança drástica na tradição de segurança da Europa. Além disso, a decisão da UE de fornecer armas à Ucrânia para sua defesa contra a Rússia revelou rapidamente os limites da indústria de defesa europeia e o bloco destacou a urgência de mais investimentos.

Alexandre Mansano (sob supervisão de Beatriz Ferrete)

Compartilhe com seus amigos!