O governo de São Paulo marcou para o dia 10 de outubro o leilão do projeto de concessão para construção do novo centro administrativo estadual. A data foi oficializada no edital publicado nesta terça-feira (24). O projeto, previsto para o bairro dos Campos Elíseos, no centro da capital, deve receber cerca de R$ 5,4 bilhões em investimentos, com obras de revitalização e construção de novos edifícios.
O plano prevê uma grande transformação urbana na região, que já foi marcada pela presença da Cracolândia. A proposta inclui a revitalização de 17 imóveis tombados, a ampliação em mais de 40% da área verde do Parque Princesa Isabel, e a construção de 12 novos prédios, o que resultará na desapropriação de 230 imóveis localizados em cinco quarteirões declarados de utilidade pública.
Ao todo, serão 7 edifícios e 10 torres para abrigar de forma centralizada secretarias e órgãos estaduais, que atualmente funcionam em mais de 40 imóveis diferentes pela cidade. O projeto arquitetônico foi selecionado por meio de concurso público nacional, e será executado através de uma Parceria Público-Privada (PPP), com contrato de 30 anos. A concessionária vencedora ficará responsável pela implantação, operação, gestão e manutenção do complexo ao longo de todo o período.