O mesatenista brasileiro Hugo Calderano está fora do WTT de Las Vegas, um dos torneios mais importantes da temporada, após não conseguir a autorização de entrada nos Estados Unidos. O carioca, que possui cidadania portuguesa, seguiu o protocolo habitual utilizando o sistema eletrônico de autorização de viagem (ESTA), já que cidadãos da União Europeia fazem parte do programa de isenção de vistos dos EUA.
No entanto, a autorização não foi liberada a tempo. Ao buscar esclarecimentos com as autoridades americanas, Calderano foi informado de que não poderia usar o benefício da isenção por ter viajado a Cuba em 2023, para uma competição. O atleta ainda tentou obter um visto regular de emergência, mas não conseguiu agendar a entrevista consular antes do início do torneio, que começou hoje em Las Vegas. Em nota, lamentou ficar de fora por razões que, segundo ele, fogem ao seu controle.
Na semana passada, a seleção feminina de vôlei de Cuba também teve vistos negados pelos EUA e não pôde disputar uma competição em Porto Rico, território norte-americano.