Frente fria chega ao Brasil e afasta onda de calor; veja como fica tempo em todo o país

A onda de calor, que afetou principalmente o Sul e o Sudeste, será interrompida com a chegada da massa de ar frio
Reprodução/Paulo Pinto/Agência Brasil

Após um longo período de calor intenso, uma frente fria está prestes a chegar ao Brasil, trazendo alívio para várias regiões nos próximos dias. A onda de calor, que afetou principalmente o Sul e o Sudeste, será interrompida com a chegada da massa de ar frio. No Rio Grande do Sul, as temperaturas superaram os 35°C, mas a previsão é de queda acentuada após este sábado (8), com máximas em torno de 25°C.

Em Santa Catarina, a mudança será mais perceptível na segunda-feira, e no Paraná, o calor persistirá no Noroeste e Norte, enquanto o Sul e Leste terão alívio térmico mais cedo. No Sudeste, São Paulo experimentará a diminuição das temperaturas a partir de segunda-feira (10), com chuvas, e no Rio de Janeiro, o calor será menos intenso, com máximas abaixo dos 30°C.

No Norte, Nordeste e Centro-Oeste, o INMET emitiu alertas de chuvas intensas, com possíveis riscos de alagamentos e ventos fortes. Cidades como Manaus, Belém e Cuiabá devem estar atentas às condições meteorológicas. Em Brasília e Goiânia, o clima será parcialmente nublado, com temperaturas variando entre 31°C e 33°C, sem previsão de chuvas significativas.