O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recebeu o Primeiro-Ministro do Reino Unido, Keir Starmer, na Casa Branca nesta quinta-feira (27). Antes da coletiva oficial, os líderes tiveram uma reunião privada, na qual discutiram temas estratégicos, com destaque para a segurança da Ucrânia e a continuidade do apoio americano contra a invasão russa.
Trump enfatizou que o recente acordo de mineração firmado com Volodymyr Zelensky servirá como base para garantir a segurança e prosperidade da Ucrânia, reforçando que sua administração conseguiu essa negociação em um mês, algo que governos anteriores não fizeram.
Durante a coletiva, Trump destacou a necessidade de um cessar-fogo viável, mencionando relatórios que, ele diz que o deixam sem palavras, sobre a morte de milhares de jovens inocentes de ambos os países. Ele afirmou que a guerra “nem deveria ter começado” e que a solução passa por um diálogo com ambos os lados do conflito.
O presidente americano ressaltou que o conflito na Ucrânia evidenciou a importância de aumentar a segurança nacional, destacando o Reino Unido como um exemplo que já está fortalecendo suas defesas após anos sem priorizar essa área.
Trump agradeceu ao Starmer pela parceria e destacou a possibilidade de futuros acordos entre os países. Ele também agradeceu o rei Charles III, exaltando o relacionamento atual entre os EUA e o Reino Unido.
Victoria Acquaviva sob supervisão de Denise Bonfim