UOL - O melhor conteúdo

Congresso faz sessão conjunta para analisar texto da CPMI do INSS

O encontro entre senadores e deputados acontece em meio ao impasse da alta do IOF
Foto: Antônio Cruz/ Agência Brasil

O Congresso Nacional realiza nesta terça-feira (17), às 12h (horário de Brasília), a primeira sessão conjunta entre Senado e Câmara dos Deputados de 2025. Devem ser analisados 60 vetos presidenciais e a criação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para apurar as fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Marcada pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre, uma sessão para deliberar vetos não acontecia desde maio de 2024. Entre as 64 pautas que estão na lista, está o pedido de abertura da CPMI. Protocolado no dia 12 de maio, o requerimento tem assinaturas de mais de um terço da Câmara dos Deputados e do Senado. O número garante direito à investigação, mas Alcolumbre precisa fazer a leitura do pedido em Plenário.

A etapa representa um avanço, mas o início oficial dos trabalhos ainda precisará passar por outras fases, como a indicação de líderes partidários para a composição e, posteriormente, a decisão de comando da comissão. Caso seja efetivada, a CPMI terá 15 deputados e 15 senadores titulares, além dos suplentes. No entanto, o governo alega que, neste momento, a criação poderia atrapalhar as investigações e a devolução aos beneficiários do dinheiro descontado irregularmente.

Compartilhe com seus amigos!