Condenada por caso ligado à Odebrecht, ex-primeira dama do Peru pede asilo na Embaixada do Brasil

Nadine Heredia e Ollanta Humala, ex-presidente do Peru, foram condenados à 15 anos de prisão por lavagem de dinheiro.
Foto: Biblioteca Presidência da República/Reprodução

A esposa do ex-presidente Ollanta Humala, Nadine Heredia, se refugiou na Embaixada do Brasil em Lima nesta terça-feira (15). O episódio aconteceu após ser condenada, junto ao marido, à 15 anos de prisão por lavagem de dinheiro em um caso envolvendo a construtora brasileira Odebrecht. O antigo líder político foi preso depois da sentença. 

Em comunicado oficial, o Ministério de Relações Exteriores do Peru informou que Nadine entrou na sede da embaixada brasileira pela manhã. Segundo a Chancelaria do Peru, a ex-primeira dama solicitou asilo “em conformidade com o estabelecido na Convenção sobre Asilo Diplomático de 1954” e reiterou que tanto o Peru como o Brasil são signatários do documento. Ambos países estão em contato acerca da situação.

A Embaixada da República Federativa do Brasil no Peru, situada em Lima, abrigou a mulher do ex-presidente Ollanta Humala. [@CancilleriaPeru/X/Reprodução]
O Ministério Público peruano condenou o casal por lavagem de dinheiro após ocultarem o recebimento de US$ 3 milhões da atual Novonor e mais US$ 200 mil do governo do ex-presidente venezuelano Hugo Chávez. O montante foi destinado à campanha eleitoral que levou Humala à Presidência em 2011. 

Durante o julgamento, ambos negaram o envolvimento com o dinheiro. No final da sessão, realizada na Corte Superior Nacional, Ollanta Humala foi detido pela polícia e levado diretamente à prisão. Nadine Heredia, que não compareceu à audiência, também recebeu uma ordem de prisão.

3 comments

Comments are closed.