A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) foi notificada nesta sexta-feira (14) sobre o envio de alertas de terremoto para regiões dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, ocorrido durante a madrugada.
Lançado em 4 de dezembro de 2024, o Defesa Civil Alerta já utilizou o sistema de telecomunicações em mais de 150 ocasiões, alertando a população e contribuindo para a proteção em momentos críticos.
Os alertas de desastres por meio de sistemas de telecomunicações podem ser enviados via SMS, TV por assinatura e pelo Defesa Civil Alerta, que utiliza a tecnologia Cell Broadcast.
Após investigação, a Anatel esclareceu que as notificações de terremoto não foram emitidas pelas prestadoras de telecomunicações nem pelo Sistema Nacional de Defesa Civil por meio da Interface de Divulgação de Alertas Públicos (IDAP). Os alarmes foram enviados diretamente pelo Google para dispositivos com sistema Android.
Diante do impacto do ocorrido, a Anatel instaurou um processo administrativo para avaliar a situação em detalhes e compreender os mecanismos de geração e disseminação desses alertas via redes de telecomunicações.