Quem é Alexandre Padilha, novo ministro da Saúde

Médico de formação, petista ocupará o cargo pela segunda vez em sua carreira política
Reprodução/Marcelo Camargo/Agência Brasil

Alexandre Padilha tomará posse no próximo dia 6 de março no Ministério da Saúde, substituindo Nísia Trindade, que foi demitida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta última terça-feira (25). Atualmente Padilha ocupa o cargo de ministro das Relações Institucionais, responsável pela articulação política do Executivo com o Legislativo.

Alexandre Padilha

Alexandre Rocha Santos Padilha nasceu em São Paulo (SP) no dia 14 de setembro de 1971. Formado em Medicina com especialização em Infectologia pela Universidade de São Paulo (USP), ele também possui doutorado em Saúde Pública pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Além de sua carreira política, Padilha atua como professor universitário.

Atualmente, é deputado federal reeleito pelo PT de São Paulo, mas está licenciado do cargo para integrar a equipe ministerial do presidente Lula. Padilha já ocupou o cargo de ministro em dois governos anteriores, sendo ministro de Relações Institucionais no governo Lula (2009-2010) e ministro da Saúde no governo Dilma Rousseff (2011-2014). Também exerceu funções como secretário das mesmas pastas durante a gestão de Fernando Haddad (2015-2016) na Prefeitura de São Paulo.

 

2 comments

Comments are closed.