O exército da Alemanha elaborou um “suposto plano de guerra” nesta semana para simular uma possível resposta do país em caso de guerra contra a Rússia. As lideranças da União Europeia (UE) falam de um risco eminente de Moscou atacar países membros da OTAN após o fim do conflito armado na Ucrânia.
O documento, vazado pela imprensa dos Estados Unidos, possui cerca de 1.200 páginas. Segundo o texto, o ataque russo começaria partir de 2029, mas poderia ter o prazo reduzido caso um acordo de paz em solo ucraniano entre em vigor, já que as tropas do país teriam mais tempo para se organizar e planejar uma ofensiva.
A pasta fala da necessidade de infraestrutura e estradas de pouso para grandes aeronaves, além do recrutamento de soldados. O governo da Alemanha anunciou recentemente um programa de alistamento voluntário, oferecendo um salário de até € 2,5 mil.
A França, outra liderança importante da União Europeia, também anunciou um programa de recrutamento. O país oferece um pagamento de até € 1.000.
A elaboração do plano também destaca que um planejamento prévio da Europa contra a Rússia poderia desestimular o Kremlin a prosseguir com o ataque.