O governador Ronaldo Caiado, do União Brasil, foi condenado pelo Tribunal Regional Eleitoral e está inelegível por oito anos. O TRE também decidiu pela cassação da chapa do prefeito eleito em Goiânia, Sandro Mabel, também do União Brasil. A decisão é da juíza Maria Umbelino Zorzetti.
A ação foi movida pela chapa de Fred Rodrigues, do PL, que também concorreu às eleições de 2024 e ficou em segundo. De acordo com a decisão, o documento apresentado aponta que houve abuso de poder político e de autoridade durante dois jantares. Eles foram realizados em outubro pelo governador no Palácio das Esmeraldas, com a participação de vereadores, suplentes e outras lideranças políticas. A defesa pode recorrer em um prazo de três dias.
A defesa de Sandro Mabel afirmou, em nota, “não houve qualquer irregularidade na conduta apontada, tratando-se apenas de uma reunião política realizada na residência do governador”. Para os advogados, essa decisão foi feita com base “em premissas equivocadas e que não condizem com a jurisprudência do TSE e do TRE goiano”.