Ao longo desta quarta-feira (1) prefeitos de 5.569 municípios brasileiros tomaram posse de seus cargos. Os políticos foram escolhidos em 2024, através do voto popular e realizarão um mandato de quatro anos, ou seja, até 31 de dezembro de 2028.
A posse é descrita na Constituição, sendo permitido uma única reeleição consecultiva para o cargo. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no último ano, o número de eleitores aptos a votar foi de 155,9 milhões, deste número total 81,8 milhões eram de mulheres e 74,1 milhões de homens.
Nas quatros capitais da Região Sudeste todos os prefeitos foram reeleitos. Na região Nordeste, apenas uma capital elegeu uma mulher como prefeita. Emília Correia (PL), primera mulher eleita em 170 anos. E em outras três capitais assumiram prefeitos reeleitos. Já na região Norte cerca de sete prefeitos deram início aos mandatos, do total quatro foram reeleitos. No Centro-Oeste foram eleitos os novos prefeitos de Cuiabá, Campo Grande e Goiânia e na região Sul, foram reeleitos os prefeitos das três capitais.
Responsabilidades de Prefeitos
O prefeito ou prefeita empossado é considerado chefe do Poder Executivo do município. Com possibilidade de reeleição, o mandado do político é de quatro anos. No período, devem gerenciar recursos financeiros so município, atuar em melhorias locais da cidade, garantindo bem-estar da sociedade, cobrar impostos que devem custear políticas essenciais para a vida nas cidades.