Em dois meses, foram feitas mais de 160 prisões de foragidos da justiça por meio do reconhecimento facial. Entre os detidos, está um integrante da facção criminosa Comando Vermelho, condenado a 29 anos de prisão por homicídios. O homem foi preso com a ajuda das câmeras inteligentes da cidade de São Paulo. Ele estava foragido há cerca de três meses, por não retornar da saída temporária em setembro deste ano.
As câmeras utilizam tecnologia de reconhecimento facial e algoritmos que emitem alertas automáticos para casos de vandalismo, furtos, identificação de veículos roubados, localização de pessoas desaparecidas e identificação de procurados pela Justiça. O sistema permite um trabalho integrado entre município e Estado, em ações de segurança entre GCM, Polícia Militar e Polícia Civil.
Com a integração, alertas de foragidos são emitidos na Central, que direciona os chamados para equipe mais próxima do suspeito. Entre os presos pelos agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM), estão procurados pela Justiça condenados por roubo, homicídio e tráfico de drogas.